Tudo sobre Saboaria Artesanal

Tudo sobre Saboaria Artesanal

Está querendo começar a produzir sabonetes, aromatizadores e cosméticos artesanais, mas não faz ideia do que é preciso comprar para iniciar? Nós damos uma forcinha! Vamos falar tudo que você precisa ter, das ferramentas à embalagem, para montar uma saboaria dos sonhos. Vamos lá?

1. Mobiliário Básico

Mesa ou balcão

É sobre esse móvel que será feita todas as preparações, quentes e frias. Caso você não queira investir em mobília nova, não tem problema – use o móvel que tiver disponível em casa ou garimpe uma mesa já usada.

Prateleiras ou armário

Ter prateleiras com caixas organizadoras, ou um armário com portas, é algo essencial para você guardar seus utensílios de trabalho, além de toda a matéria-prima. Sempre que possível, deixe tudo coberto, assim fica tudo protegido do pó e do excesso de luminosidade.

2. Materiais de Suporte

Panos limpos

Na saboaria é muito comum usar panos de algodão para lustrar ou tirar as rebarbas dos sabonetes após desenformá-los. Reserve umas 3 fraldas de pano (ou panos de sacaria bem macios) para realizar esta função. Deixe também um pano para limpar a bancada e outro para secar os utensílios.

Toalha de mão

Você vai precisar lavar as mãos por muitas vezes, principalmente ao começar seu dia de trabalho. Por isso, reserve duas toalhas pequenas, exclusivamente para o seu ateliê. Enquanto uma estiver lavando você usa a outra.

Luvas e máscara descartáveis

Ao montar uma saboaria e trabalhar com ingredientes variados, mesmo que inofensivos à pele, é preciso investir em dois principais itens de proteção: luvas e máscaras. Usar luvas descartáveis evita que você deixe marcas no sabonete e fique com as mãos escorregadias.

Já a máscara descartável deve ser usada toda vez que você estiver manipulando ingredientes com cheiro forte ou que ficam suspensos no ar, como o lauril em pó, por exemplo. Dessa forma você evita alergias.

3. Utensílios Essenciais

Base de corte

A base de corte, que pode ser uma tábua de vidro ou uma peça de granito, deve ser apoiada sobre o seu balcão ou mesa. Essa peça é usada para cortar a glicerinada e ainda fornece uma superfície plana para desenformar e cortar os sabonetes.

Faca

como montar uma saboaria - sabonete de lavanda

Na saboaria, a faca é usada para cortar a base antes do derretimento e também para transformar uma peça grande de sabonete em várias barras. Como a base glicerinada é macia, a lâmina não precisa ter corte. Mas atenção: é extremamente importante que a lâmina seja de material que não oxide, como é o caso do inox, por exemplo.

Espátula de silicone

A espátula de silicone tem muitas utilidades: serve para juntar os ingredientes, para misturar a base, para tirar o conteúdo da bacia e para alisar o sabonete antes da secagem. Por isso, tenha ao menos duas unidades – assim será possível trabalhar simultaneamente em pelo menos duas preparações.

Colheres de inox ou colheres medidoras

Você já viu aqueles kits de colheres medidoras geralmente usadas na confeitaria? Na saboaria elas também são muito úteis; servem para medir e fracionar alguns tipos de matéria-prima.

Caso não tenha essa ferramenta em casa, não tem problema. Basta reservar uma colher de sopa, uma de chá e uma de sobremesa da sua gaveta de talheres. Se puder comprar tudo novinho, melhor ainda.

Fouet

Fouet

Outra ferramenta que você precisa ter no seu ateliê é um fouet, também conhecido como batedor de claras. Essa ferramenta é super útil naquelas preparações que precisam ficar com uma textura leve e aerada (com bolinhas de ar). Serve para fazer cremes corporais aveludados e de alguns tipos de sabonetes.

Panela ou caneca com bico

caneca esmaltada

Para derreter a base glicerinada você precisa de um recipiente esmaltado com capacidade mínima de 1,5 litros. Com ele você conseguirá derreter tranquilamente 1 kg de base e adicionar os demais ingredientes – sem risco de derramar. Caso o recipiente não tenha tampa, não tem problema. Reserve uma paninho limpo ou um pano de prato para fazer essa função.

Becker

Esse recipiente será muito útil para você fazer a medida de essênciasóleos e extratos. No mercado são encontrados em todos os tamanhos, mas um de 100 ml já é suficiente. Pesquise bem antes de comprar esse utensílio, pois a diferença de preço entre as lojas pode ser bem grande.

Bacias plásticas

Para bater os cremes corporais e os sabonetes você vai precisar de pelo menos uma bacia, média ou grande. Prefira as de fundo liso e curvo, assim os ingredientes não vão ter onde grudar e você poderá retirar a mistura de lá com mais facilidade.

Ralador

Tenha um ou dois raladores para fazer os sabonetes decorados: um daqueles de fatiar batatas chips (que serve para criar pétalas de rosas) e um segundo, que rala no formato de caracóis ou matinhos. Esse item você compra baratinho em qualquer loja de utensílios domésticos.

Formas

forma de madeira

As opções de formas que podem ser usadas na saboaria são bem variadas. Além de usar as esferas de inox, as formas de silicone e as de acetato para moldar os sabonetes, vale também apostar na versatilidade das caixas de madeira e das formas de bolo inglês. Basta forrá-las com com plástico limpo antes de despejar o sabonete.

Jarras plásticas graduadas

As jarras plásticas com medida, encontradas em lojas de produtos pra casa, são baratinhas e bem versáteis – servem para você dosar os ingredientes líquidos e fazer diversas preparações. Além disso, o bico é uma ajuda e tanto na hora de encher os frascos.

4. Utensílios Elétricos

Fogão elétrico

fogão para derreter a glicerina

O fogão elétrico deve ser uma das suas primeiras aquisições de quem deseja montar uma saboaria. Ele será usado para derreter a base glicerinada. Para ter mais segurança nesse processo, adquira também um distanciador, que vai afastar a panela da fonte de calor evitando que a base ferva e queime. Um fogão elétrico de uma boca é mais que suficiente.

Mixer e batedeira

mixer elétrico - preparação de creme hidratante

Caso queira preparar uma variedade maior de produtos, como sabonetes com textura de chantilly e cremes hidratantes, reserve ainda um mixer elétrico e uma batedeira para misturar e dar consistência a esses produtos. Não é preciso investir em utensílios caros, geralmente aqueles baratinhos já atendem bem.

5. Itens para Embalar

embalando sabonete

Além dos itens necessários para montar uma saboaria, e dos frascos para envasar os produtos, você também vai precisar dos seguintes itens para caprichar na embalagem:

  • plástico (stretch, BOPP, celofane ou termoencolhível + soprador de ar quente);
  • fita adesiva (de 1 ou 2 cm);
  • fitas de tecido lisas ou personalizadas (opcional);
  • tesoura;
  • etiquetas ou rótulos com as informações do produto.

Hora de Montar uma Saboaria!

Como você viu, são necessários vários utensílios e ferramentas para montar uma saboaria. A vantagem é que a maioria deles são muito baratos, e podem inclusive serem encontrados na sua cozinha. Apesar disso, é importante reservá-los apenas para serem usados no ateliê. Nada de voltar com eles para a cozinha, ok?

Artigos Relacionados

Sabonete de Glicerina – Receita Base

Sabonete de Glicerina – Receita Base

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *